Foto: Mateus Ferreira (foto)
São Sepé está entre as cidades em que a polícia cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação Hécate, com o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e comércio ilegal de armas. A ação ocorre em diferentes regiões do Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A ofensiva, coordenada pela delegada Carla Dolores, titular da Delegacia de Polícia de São Sepé, mobiliza cerca de 80 policiais civis e 25 viaturas, em uma grande operação integrada de combate ao crime organizado. As diligências são realizadas de forma simultânea nos municípios de São Sepé e São Gabriel, na Região Central, Esteio, Região Metropolitana, e Osório, Litoral Norte, que abriga um dos principais investigados, atualmente preso no sistema prisional.
- Essa operação, ela teve início da investigação em abril de 2025, quando um indivíduo ligado ao líder da facção criminosa que atua aqui em São Sepé, ele foi preso em flagrante pela delegacia de polícia de São Sepé, realizando o que se chama de "bate-volta". Ele foi preso na rodoviária com uma quantidade significativa de drogas, e a partir disso, com a extração dos dados do telefone celular, com autorização prévia do Judiciário, foi possivel identificar todos os outros indivíduos envolvidos nessa associação criminosa voltada para o tráfico - diz a delegada Carla Dolores.
A titular da Delegacia de São Sepé detalhou que a apartir da identificação de outras pessoas que faziam parte da associação criminosa a investigação foi aprofundada e mais pessoas foram presas.
-- No curso da investigação, nós prendemos mais cinco indivíduos, todos relacionados a essa operação, com um montante significativo de drogas. Então com essa ação de hoje, nós estamos realizando o fechamento dessa investigação, com o cumprimento dos mandados e das prisões preventivas, sendo que hoje, durante o cumprimento dos mandados, nós ainda tivemos quatro prisões em flagrante.
Foram cumpridas 27 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão, nos bairros Londero, Santos e Lili, além dos mandados que foram cumpridos nas cidades de Esteio e São Gabriel. Na cidade de Osório, o cumprimento dos mandados de busca foi realizado na Penitenciária Estadual Modulada de Osório. O foco é desarticular núcleos de distribuição de drogas e coletar provas que auxiliem na continuidade das investigações.
Foram realizadas 10 prisões na região, nove ocorreram na cidade de São Sepé e uma, em São Gabriel – quatro delas foram em flagrante. Também foram apreendidos cinco armas de fogo e um simulacro,além de uma quantidade em dinheiro: R$ 3.900,00.
Os homens presos possuem as idades de 26, 27, 28, 33, 35, 35, 32 e 53 anos e as mulheres possuem as idades de 31 e 27 anos. Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como homicídio, Tráfico, associação para o tráfico, roubo, furto, porte e posse ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal, ameaça, desacato, dano, entre outros. Todos serão recolhidos ao Presídios Estadual da cidade de São Sepé e Presido Regional de Santa Maria.
A investigação
As apurações tiveram início em abril deste ano, após a prisão de um suspeito que transportava drogas por meio rodoviário. A partir da apreensão do celular do suspeito, os agentes conseguiram identificar o verdadeiro dono da droga — atualmente detido na Penitenciária de Osório.
Durante as diligências, a Polícia Civil realizou três grandes apreensões de entorpecentes, o que permitiu mapear toda a rede criminosa. No total, 17 integrantes do grupo foram identificados, com funções individualizadas dentro da estrutura do tráfico.
A Operação Hécate integra as ações permanentes da Polícia Civil voltadas ao enfrentamento do tráfico de entorpecentes e de suas ramificações, que frequentemente estão associadas a outros delitos, como homicídios, furtos e roubos.